Trabalhando sólidos geométricos com os 5º.s anos B e C
Uma forma interessante de introduzir os sólidos geométricos, é através do concreto. Gosto sempre de possibilitar a visualização dos sólidos para que os educandos possam, à medida que criam a figuras, ir assimilando seus elementos (faces, vértices, arestas) e ao mesmo tempo, montando uma imagem mental dos mesmos, para que isso facilite o processo de abstração e imagem mental criada das figuras. Dessa forma, fica mais fácil também realizar os exercícios, pois o papel é bidimensional e as figuras tridimensionais, por isso a necessidade dos alunos terem já pronto uma imagem mental das figuras.
Trabalhei usando palitos de dente, palitos de churrasco e massinha, Em duas aulas de Matemática conseguimos criar várias figuras: prisma triangular, cubo, pirâmide triangular, pirâmide quadrangular e paralelepípedo. Á medida que íamos montando as figuras, eu dava nome aos elementos e desenhava no quadro, a figura desenvolvida.
A aula foi ótima, os alunos se divertiram muito. Deixamos alguns exemplares montados na sala e outros foram levados para casa.
Nas próximas aulas, trabalhei a planificação, usando uma caixa fechada (remédio, sabonete), mostrando então como fica aquela caixa aberta (planificada). Então forneci planificações de vários sólidos (em papel) e os alunos deveriam então montar esses sólidos.
Levamos duas aulas, tralhando em dupla. Foi ótimo, divertido e o aprendizado realmente aconteceu de forma lúdica e prazerosa.
Uma forma interessante de introduzir os sólidos geométricos, é através do concreto. Gosto sempre de possibilitar a visualização dos sólidos para que os educandos possam, à medida que criam a figuras, ir assimilando seus elementos (faces, vértices, arestas) e ao mesmo tempo, montando uma imagem mental dos mesmos, para que isso facilite o processo de abstração e imagem mental criada das figuras. Dessa forma, fica mais fácil também realizar os exercícios, pois o papel é bidimensional e as figuras tridimensionais, por isso a necessidade dos alunos terem já pronto uma imagem mental das figuras.
Trabalhei usando palitos de dente, palitos de churrasco e massinha, Em duas aulas de Matemática conseguimos criar várias figuras: prisma triangular, cubo, pirâmide triangular, pirâmide quadrangular e paralelepípedo. Á medida que íamos montando as figuras, eu dava nome aos elementos e desenhava no quadro, a figura desenvolvida.
A aula foi ótima, os alunos se divertiram muito. Deixamos alguns exemplares montados na sala e outros foram levados para casa.
Nas próximas aulas, trabalhei a planificação, usando uma caixa fechada (remédio, sabonete), mostrando então como fica aquela caixa aberta (planificada). Então forneci planificações de vários sólidos (em papel) e os alunos deveriam então montar esses sólidos.
Levamos duas aulas, tralhando em dupla. Foi ótimo, divertido e o aprendizado realmente aconteceu de forma lúdica e prazerosa.
Professora: Monique Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário